top of page
Buscar

Demencias por Corpos de Lewy





Quando se fala em demência, a primeira coisa que se vem à cabeça é a de Alzheimer, levando ao declínio progressivo da memória. Muitas pessoas e inclusive médicos, no entanto, desconhecem a 2ª demência mais comum: a Demencia por Corpos de Lewy (DCL).


Ao contrário do Alzheimer, a DCL não prejudica (pelo menos no inicio) a memória, mas pode levar a quadros de alucinações visuais bem formadas como ver insetos, pessoas e até mesmo cavalos dentro de casa, com uma riqueza de detalhes impressionante.


Outra particularidade é que na DCL o quadro é "flutuante" ou seja, oscila durante um dia. Então, o paciente com DCL pode se apresentar completamente normal em um momento, e após 1h começar a ver coisas que não existem, ficar confuso ou agitado, muitas vezes sendo confundido com um surto psicótico!


Alguns sinais e sintomas costumam surgir meses ou anos antes, como: redução/perda do olfato, sono agitado (chutando, dando socos, brigando, gritando durante o sono), perda de expressividade facial, lentificação de movimentos como caminhar. Após 1 ano de doença, podem surgir tremores e rigidez das articulações semelhante a Doença de Parkinson.


Nos estágios iniciais, a função mental oscila, muitas vezes de forma dramática, às vezes de um momento para outro ou ao longo dias/semanas. Um dia as pessoas podem estar alertas e aptas a prestar atenção e conversar de forma coerente, e no dia seguinte podem estar sonolentas, desatentas e quase mudas. As pessoas podem olhar para o espaço por longos períodos de tempo. Em outro momento podem ficar agitadas e confusas.


Em um primeiro momento, a atenção e o estado de alerta podem ser mais prejudicados do que a memória, incluindo a memória para eventos recentes. Nos estágios iniciais desta demência, os problemas de memória podem resultar mais da falta de atenção do que de problemas reais de recordação. Problemas de memória mais perceptíveis tendem a ocorrer mais tarde, conforme a demência avança.


 
 
 

Comments


bottom of page